top of page

LOCAL DO EVENTO

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP

Inscrição para as atividades do evento - CLIQUE AQUI

Início da página
Palestras_Âncora

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO EVENTO

Palestras

Oficinas

Relatos de experiência:

Sessão Oral

Sessão de Pôster

PALESTRA 1: Capoeira se aprende na Escola: A pedagogia do axé

MINISTRANTE: Ronaldo dos Reis

Dia e horário: 17/07 das 18h30 às 20h30

A palestra tem como proposta apresentar a Pedagogia do Axé, sua origem, seus elementos, suas proposições e fundamentação, relatando ações já realizadas a partir desta perspectiva.

Nesta palestra, abordaremos os principais conceitos e práticas da Pedagogia do Axé, discutindo como ela pode contribuir para a promoção da inclusão, da diversidade e da equidade na educação. Além disso, exploraremos como essa abordagem pode ser adaptada a diferentes contextos educacionais, desde a educação infantil até o ensino superior.

SAIBA MAIS

PALESTRA 2: O protagonismo Juvenil na construção do conhecimento

MINISTRANTE: Daniela Soares dos Santos

Dia e horário: 17/07 das 18h30 às 20h30

O objetivo desta palestra é apresentar uma prática desenvolvida com alunos do ensino médio, que visou alcançar o protagonismo juvenil na construção do conhecimento e a socialização do conhecimento consolidado.

Para alcançar o protagonismo juvenil, utilizamos como ferramenta os conceitos de ecologia para construção de um jardim sensorial em um espaço ocioso da escola. Em todas as fases do projeto observou-se uma participação ativa dos estudantes, sugerindo ações, melhorias, administrando conflitos, gerenciando o tempo e estudando a parte teórica.

SAIBA MAIS

PALESTRA 3: Produção midiática nos contextos escolares sob a perspectiva a Educomunicação: percursos, possibilidades e desafios

MINISTRANTE: Suéller Costa

Dia e horário: 17/07 das 18h30 às 20h30

Esta palestra apresentará, brevemente, a Educomunicação, um paradigma que viabiliza práticas educativas que, ao aliarem a comunicação à educação, estimulam a produção autoral pelas múltiplas linguagens, a experimentação com diferentes mídias e tecnologias e o fortalecimento do protagonismo juvenil durante o processo de ensino e aprendizagem. Destacará percursos, possibilidades e desafios para desenvolver projetos educomunicativos nos contextos escolares, em especial os da educação básica.

O percurso da palestra se desdobrará em duas partes. A primeira etapa será dedicada à breve contextualização do conceito, suas abrangências e potencialidades. Em seguida, serão abordadas possibilidades para o planejamento, implementação, desenvolvimento e avaliação de um projeto educomunicativo.

SAIBA MAIS

PALESTRA 4: Decolonizando e descolonizando saberes e práticas pedagógicas desde a primeira infância
MINISTRANTE: Roxana Souza Pereira da Silva

Dia e horário: 18/07 das 18h30 às 20h30

Nesta palestra, será abordada a maneira como a temática indígena é trabalhada nas escolas e como podemos ressignificar nossas práticas pedagógicas cotidianas em sala de aula para que possamos atender à lei 11.645/08 de forma digna, respeitosa e afetuosa para que desde a primeira infância as crianças tenham conhecimento de outras formas de infâncias e outros jeitos de bem viver.

Nesta palestra, faremos várias reflexões sobre como trabalhar a temática indígena nas escolas desde a educação infantil até o ensino médio. Tiraremos dúvidas do que é decolonizar e descolonizar pensamentos e nossas atitudes frente ao que não temos muitos conhecimentos, seja porque nos foi negado historicamente, seja porque em todo processo de formação de professores a temática étnico racial não foi abordada e hoje, sentimos falta desse conhecimento e dessa formação para que também possamos nos identificar enquanto pessoas pertencentes de um corpo território político e demarcado adequadamente.

SAIBA MAIS

PALESTRA 5: Descomplicando a Educação Inclusiva: um caso de sucesso no município de Paranaíta, MT
MINISTRANTE: Silvia C. F. de Oliveira Costa

Dia e horário: 18/07 das 18h30 às 20h30

Nos últimos anos o número de matrículas de crianças com deficiência aumentou exponencialmente, entretanto a oferta de formação continuada de professores não acompanhou esse crescimento.

O objetivo dessa palestra é apresentar o trabalho que estamos realizando na rede municipal de Paranaíta, MT, onde atuamos desde 2022, implantando o AEE, formando e orientando a equipe de profissionais da educação. Mostraremos os resultados decorrentes do processo de capacitação dos profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, assim como o impacto no desenvolvimento dos estudantes.

SAIBA MAIS

PALESTRA 6: Gamificação & Jogos na educação: Aspectos Motivacionais e Educacionais para o Ensino de Química
MINISTRANTES: Luis F. Z. Baptista, Rogéria R. Gonçalves

Dia e horário: 18/07 das 18h30 às 20h30

A palestra será dividida em duas partes: a primeira parte, expositivo-dialogada tem como intuito propor e aumentar as discussões sobre Gamificação e Jogos na Educação para o Ensino de Química.

A segunda parte da palestra será baseada na resolução de uma problemática, estimulando que os ouvintes, baseada nas teorias que foram apresentadas, e nas próprias teorias e vivencias de sala de aula, possam apresentar novas visões sobre como o jogo Minecraft pode ser utilizado para o Ensino de Química em uma sala de aula.

SAIBA MAIS

PALESTRA 7: Gênero, Decolonialidade e Arte Latino-Americana: Rompendo a barreira Meninas X Meninos nas escolas
MINISTRANTES: Ana Carolina D. S. Taveira, Simone Rocha de Abreu

Dia e horário: 18/07 das 18h30 às 20h30

​A temática principal desta palestra é: questão de Gênero na escola. Sabemos que esse assunto é um tabu a ser vencido no contexto escolar. A proposta dessa palestra é compreender como nós educadoras e educadores podemos, em nossas práticas docentes, contribuir para uma educação acolhedora em que a empatia e alteridade se tornem práticas frequentes.

A palestra contribui para aprender sobre gênero, estudos decoloniais e arte, tornando possível desenvolvermos um pensamento ético para além do que se apresenta natural, pragmático, e razoável num mundo binário, patriarcal, hierárquico e ultraconservador. Por meio de apresentação e discussões, as/os participantes sairão com uma nova apreciação e compreensão da produção de artistas da América-Latina e outros pontos de vista para as discussões contemporâneas sobre gênero na escola.

SAIBA MAIS

PALESTRA 8: Inserção do Programa Diadema de Dandara e Piatã no ensino fundamental das escolas da rede Municipal de Diadema
MINISTRANTE: Vivian Paula Viegas

Dia e horário: 19/07 das 18h30 às 20h30

​O objetivo da palestra é apresentar de forma concisa a estrutura de um programa novo, inédito que em poucos meses de atuação nas unidades escolares tanto o corpo docente, gestão escolar como a comunidade envolvida já relatam os primeiros impactos positivos no dia a dia dos estudantes.

Para trabalhar a temática com os estudantes, os professores designados do programa possuem uma rotina semanal trabalhando 4 dias diretamente nas escolas e 1 dia de formação com 5 horas de estudo e planejamento das ações. Contam ainda com um gigante apoio pedagógico apelidado carinhosamente de Tesouros de Dandara e Piatã, trata-se de um baú que foi enviado a todas unidades escolares do município com 92 títulos de livros da temática étnico racial, mapas, tecidos africanos, instrumentos musicais, tabuleiros de mancala e jogo da onça.

SAIBA MAIS

PALESTRA 9: Minha “leitura” com Boris, o cão que mudou sua dona, o Brasil e a minha sala de aula do 7º ano
MINISTRANTE: Sandra Martins Modesto

Dia e horário: 19/07 das 18h30 às 20h30

​A palestra visa contar o processo acontecido em sala de aula, tanto da leitura do livro: “Minha Vida com Boris” da escritora Thays Martinez quanto das aquisições de habilidades e competências que as crianças tiveram com essas interações. Durante essas interações, variamos espaços e vozes da leitura, também paramos muitas vezes para discutir o assunto.

CANCELADO

PALESTRA 10: Negacionismo científico e o papel da escola e do professor
MINISTRANTE: Anabel Kovacs

Dia e horário: 19/07 das 18h30 às 20h30

​O objetivo dessa proposta é introduzir a temática do negacionismo científico aos professores e discutir estratégias para a abordagem do problema na escola.

A palestra apresentará o fenômeno do negacionismo científico, quando ele surge, como se desenvolve e quais são as possíveis ferramentas para lidar com essa questão na escola e em sala de aula.

SAIBA MAIS

PALESTRA 11: NGEAALC/UNEB: As Línguas Africanas em Salas de Aula da Educação Básica
MINISTRANTES: César C. Vitorino, Douglas H. S. Santos, Arthur F. de Jesus

Dia e horário: 19/07 das 18h30 às 20h30

​O objetivo da palestra consiste em refletir sobre os aspectos sociohistóricos e etnolinguísticos mais relevantes da interferência das africanias na formação e desenvolvimento do português brasileiro. O termo africanias refere-se ao legado linguístico cultural negro-africano nas Américas, compreendido, então, como bagagem cultural submergida nas africanidades contidas no inconsciente iconográfico dos negros africanos que entraram no Brasil em regime de escravidão e transformaram-se e converteram-se em matrizes partícipes de um sistema cultural linguístico que nos identifica como brasileiros (CASTRO, 2022).

SAIBA MAIS

PALESTRA 12: A implementação de uma política pública na Seduc – SP: o caso do NEM
MINISTRANTES: Luana A. Soares, Raquel T. Azevedo

Dia e horário: 20/07 das 18h30 às 20h30

​A presente atividade tem por finalidade refletir com os professores da base sobre a implementação de uma política pública na maior secretaria de educação do país. Serão abordados os aspectos teóricos e legais que embasam os trabalhos dos profissionais da rede estadual.

A palestra visa fundamentalmente refletir sobre a implementação de uma politica pública educacional, utilizando como exemplo o novo ensino médio que foi instituído através da lei 13.415\2017 modificando a Lei de Diretrizes e Bases, gerando uma nova demanda.

SAIBA MAIS

PALESTRA 13: Duelo dos Deuses: Gamificação no Estudo de Mitologia
MINISTRANTES: Natalia Aparecida Souza, Gabriel da Silva Araújo

Dia e horário: 20/07 das 18h30 às 20h30

​A proposta da palestra é apresentar o jogo Duelo dos Deuses, uma atividade elaborada no decorrer da Eletiva Mitologia e Religião Antiga. A produção e a edição foram feitas pelos estudantes da disciplina, durante o ano escolar de 2022, tendo base as aulas teóricas - ministradas pelos docentes - o conhecimento artístico-cultural e o protagonismo do estudante.

SAIBA MAIS

PALESTRA 14: Educação Antirracista: mais que um dever do professor, um direito dos estudantes
MINISTRANTES: Miriam dos S. Q. de Castro, Lavini B. V. de Castro

Dia e horário: 20/07 das 18h30 às 20h30

​Esta palestra versa sobre:

A importância em falar sobre a educação para as relações étnico-raciais como caminho para combater o racismo na escola a partir de relatos de experiências e práticas observadas.

Formação e sensibilização dos professores no combate ao racismo, com vistas a compreender como articular reflexões e ações antirracistas no cotidiano escolar com base em arcabouço teórico necessário e urgente no âmbito da educação escolar.

SAIBA MAIS

PALESTRA 15: Formação de Professores: O Jogo Mancala Awelé como Prática Pedagógica Descolonizadora em Escolas Públicas da Cidade de São Paulo
MINISTRANTE: Fernanda Righetti dos Santos

Dia e horário: 20/07 das 18h30 às 20h30

​Este trabalho tem por objetivo discutir e compreender de que modo a inserção de práticas pedagógicas descolonizadoras e antirracistas, que se desenvolvem tendo como pano de fundo o jogo africano Mancala Awelé, pode contribuir efetivamente na formação de professoras e professores de escolas públicas municipais da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

OFICINA 1: Corrida Maluca
MINISTRANTES: Isabela M. C. Alves, Gilza M. R. M. de Oliveira, Leticia S. P. Arcelino, Stephane C. R. da Silva, Wellington C. Koch, Francisco G. B. Silva, Oziel de Pontes, Glebison de Souza

Dia e horário: 17/07 das 18h30 às 20h30

​Assim, a relevância deste trabalho incide na construção de carrinhos e uma pista para que o aluno aprenda conteúdos brincando e entenda a sua interdisciplinaridade.

O presente trabalho foi realizado no primeiro bimestre no ano letivo de 2023, contando com a colaboração de oito professores 6 salas do primeiro ano do ensino médio, aproximadamente 240 alunos, envolvendo as disciplinas de física, química, matemática e práticas experimentais.

SAIBA MAIS

OFICINA 2: Criar e Recriar: A materialidade do livro presente em sala de aula do 6º ao 9º ano
MINISTRANTE: M
aria Eliete Silva Pereira

Dia e horário: 17/07 das 18h30 às 20h30

​A proposta desta oficina é apresentar ao professor a possibilidade de explorar o livro impresso criando e recriando a narrativa apresentada sob o olhar do leitor, o registro com ludicidade de como ele sente o que acabou de ler. O lúdico fazendo parte da leitura e não apenas as palavras ditas ou escritas, uma leitura sem a preocupação de gerar uma nota final. Uma metodologia que pode ser repetida em várias salas de aula com baixo custo.

Nessa oficina apresentarei a possibilidade de uma aula que fique registrada na memória, que seja inesquecível para os estudantes e que o professor poderá aplicar em mais de uma sala com baixo custo de materiais.

SAIBA MAIS

OFICINA 3: Direitos Humanos e a Educação para a Diversidade Sexual e de Gênero: Transformação Continuada
MINISTRANTES: Adriano R. Biajone, Ilza de O. Looze, Luis A. F. de Souza

Dia e horário: 17/07 das 18h30 às 20h30

​Pretende-se com a oficina apoiar a realização de ações e difusão das práticas nas escolas a partir das especificidades da EDSG, especialmente as relacionadas ao combate a LGBTfobia, no sentido de valorizar a escola como um espaço que deva fortalecer a experiência do autoconhecimento e práticas intencionais de construção identitária aliadas à construção de conhecimento para impactos na permanência e aprendizagem, o que poderá ser fortalecida com a ação que se propõe.

SAIBA MAIS

OFICINA 4: Formação de Professores: Uma Proposta de Vivências da Capoeira como Prática Pedagógica Decolonizadora para a Ressignificação Curricular do Saber Africano
MINISTRANTE: Fernanda Righetti dos Santos

Dia e horário: 17/07 das 18h30 às 20h30

Pensando na necessidade de proporcionar aos educandos e educandas vivências a partir da Cultura Corporal que tenha como enfoque a Capoeira enquanto um elemento de origem afro-brasileira o objetivo é desenvolver práticas pedagógicas inclusivas e que diversifiquem o repertório cultural para os educadores para ampliar e aprofundar seus saberes em relação a diversidade cultural brasileira a partir dos princípios de inclusão, equidade, diversidade, democracia e educação integral.​

SAIBA MAIS

OFICINA 5: Fotografia: diálogos entre ciência e arte. O uso da câmera escura e da fotografia estenopeica como ferramenta de ensino em projetos escolares
MINISTRANTES: Gustavo Falqueiro, Mikiya Muramatsu, Cássia Xavier

Dia e horário: 17/07 das 18h30 às 20h30

A oficina tem como objetivo apresentar a fotografia como fruto de investigação de diversas áreas do saber, como a ciência e arte. Nessa oficina propomos a construção de câmeras fotográficas estenopeicas (furo de agulha), uma prática fotográfica analógica com filme raio-x e a construção de um laboratório de revelação em sala de aula com materiais de baixo custo. Por fim, pensaremos uma proposta de projeto pedagógico que seja viável de acordo com a realidade material das escolas onde atuamos.​

SAIBA MAIS

OFICINA 6: Pesquisa qualitativa em ensino com ênfase nas metodologias ativas, em específico na Aprendizagem Baseada em Problemas
MINISTRANTES: Joyce Frade Alves do Amaral, Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Dia e horário: 17/07 das 18h30 às 20h30

A oficina tem como objetivo principal apresentar possibilidades de uma aula inovadora, com o uso de tecnologias e metodologias ativas cujo foco é contribuir para a formação de estudantes ativos e participativos nas aulas, que se reconheçam como atores na construção do próprio conhecimento.​

A oficina também busca oferecer aos interessados, um panorama de uma pesquisa qualitativa em ensino, por meio da compreensão dos fenômenos que envolvem uma pesquisa em ensino, interpretando-os a fim de buscar melhorias no processo tanto de ensino, quanto de aprendizagem.

SAIBA MAIS

OFICINA 7: Uso de Questões de Múltipla Escolha: Sugestões de Avaliações Formativas
MINISTRANTE: Jéssica G. de Jesus Oliveira

Dia e horário: 17/07 das 18h30 às 20h30

Essa oficina propõe sugestões do uso das questões de múltipla escolha dentro da perspectiva da avaliação formativa. A proposta desta oficina é desmistificar a ideia de que as questões de múltipla escolha estão atreladas somente ao ensino tradicional e da avaliação somativa.​

SAIBA MAIS

OFICINA 8: Brinquedos científicos: caleidoscópio, espectroscópio, disco de Newton, cine palito, ludião
MINISTRANTES: Armando M. Tagiku, Mikiya Muramatsu, Danilo de A. Cagnoni, Aline M. dos Santos, Guilherme R. Pavani, João M. D. de Souza

Dia e horário: 18/07 das 18h30 às 20h30

A oficina de brinquedos científicos visa capacitar os participantes a construírem artefatos que ao mesmo tempo divertem e ensinam conceitos físicos. Também visa despertar o interesse pela ciência e tecnologia, pois provocam surpresa, são fáceis de fazer e usam materiais presentes na maioria do cotidiano das pessoas.​

SAIBA MAIS

OFICINA 9: Cultura Corporal: Uma Releitura da Diáspora Africana no Brasil, Através do Rítmo Opanijé
MINISTRANTE: Fernanda Righetti dos Santos

Dia e horário: 18/07 das 18h30 às 20h30

Levando em consideração as emergentes necessidades dos educandos e educandas em discutir e refletir sobre as questões étnicas e raciais ligadas às questões de identidade e reconhecimento das contribuições efetivas dos povos africanos e consolidação econômica e sociocultural do Brasil, para combater comportamentos racistas, dentro e fora do ambiente escolar, emergiu a ideia de, através da Cultura Corporal, utilizar o ritmo Opanijé, uma dança do deus da Terra Africano Obaluayê utilizando movimentos que acompanhados de forma narrativa explica aos estudantes de forma simples, objetiva e corporalmente a diáspora dos povos africanos para o Brasil.​

SAIBA MAIS

OFICINA 10: Cultura Maker na Educação
MINISTRANTE: Bruno Ruivo de Oliveira

Dia e horário: 18/07 das 18h30 às 20h30

O objetivo da oficina será mão na massa e transmitir a cultura maker na educação e sua interdisciplinaridade.​

O movimento maker está relacionado à prática na qual o aluno é protagonista do processo de construção do seu conhecimento, explorando assuntos de seu interesse e satisfação.

SAIBA MAIS

OFICINA 11: Diálogos: (des)construindo (o)posições
MINISTRANTE: Debora Paula da Silva

Dia e horário: 18/07 das 18h30 às 20h30

Esta oficina se realizará por meio de uma dinâmica na qual as turmas serão colocadas em oposição para debate e argumentação sobre temas polêmicos que tem como fundamento a importância de reconhecermos a diversidade ideológica que permeia as sociedades capitalizadas para que possamos desconstruir de maneira pedagógica discursos extremos de ódio e de cancelamento.​

SAIBA MAIS

OFICINA 12: Orientação de TCC: algumas dicas essenciais para alavancar sua pesquisa
MINISTRANTE: Rafael Correia Lima

Dia e horário: 18/07 das 18h30 às 20h30

A oficina de orientação de TCC, não tem a função de estabelecer ou indicar um professor orientador à sua pesquisa, senão responder questionamentos, dúvidas, entraves, apontar caminhos para o desenrolar da escrita acadêmica a seguir. Para isso será organizada da seguinte forma: 1) Apresentação de importantes dicas e sugestões. 2) Entrega de material exclusivo e planilha para escrita de projeto de pesquisa. 3) Montagem individual de um esqueleto para projeto de pesquisa. 4) Roda de conversa para socialização dos pré-projetos a serem realizados, momento de sugestões, dúvidas e adaptações.​

SAIBA MAIS

OFICINA 13: Pesquisa Sociolinguística: as práticas interventivas na sala de aula
MINISTRANTES: César Costa Vitorino, Arthur Ferreira de Jesus, Douglas Henrique Santana Santos

Dia e horário: 18/07 das 18h30 às 20h30

O objetivo da oficina consistirá em ajudar os cursistas na identificação dos seguintes fenômenos linguísticos: semivocalização da consoante lateral palatal /ʎ/; rotacismo nos grupos consonantais (pl, bl, fl e cl); monotongação de /ey/ e /ow/; síncope nas palavras proparoxítonas e semivocalização do /l/ em posição final de sílaba.​

SAIBA MAIS

OFICINA 14: A pedagogia do axé na prática
MINISTRANTE: Ronaldo dos Reis

Dia e horário: 19/07 das 18h30 às 20h30

Nesta oficina o professor Ronaldo apresentará na prática os princípios da Pedagogia do Axé a partir de vivências corporais possibilitando inspirar os participantes para atuação no seu cotidiano escolar.​

A oficina tem como proposta apresentar a Pedagogia do Axé. Sua origem, seus elementos, suas proposições e fundamentação, possibilitando aos participantes vivenciar corporalmente os princípios.

SAIBA MAIS

OFICINA 15: Brinquedos de origami
MINISTRANTE: Armando Massao Tagiku

Dia e horário: 19/07 das 18h30 às 20h30

Nesta oficina, pretendo ensinar origamis que podem se movimentar, através das transformações de energia. Ao mesmo tempo, durante o percurso, serão mencionadas diversas figuras geométricas, como triângulos, quadrados, retângulos, familiarizando os alunos com esses conceitos. Usando papéis coloridos, os origamis chamam bastante a atenção pela estética e criatividade das formas, versando assim também a área da arte em geral.​

SAIBA MAIS

OFICINA 16: Formação docente e Mídia-Educação com, sobre e através do jogo Comenius Pocket
MINISTRANTES: Edenilton da S. Muniz, Harlen C. Divino, Ana C. M. Estevam, Dulce M. Cruz

Dia e horário: 19/07 das 18h30 às 20h30

Essa oficina formativa tem por objetivo problematizar e analisar o jogo Comenius Pocket como metodologia de formação de professores sobre o uso de mídias na ampliação do letramento midiático.​

Nesse sentido, a proposta da oficina possibilita a constituição de um espaço formal de trocas de relatos de experiências, de aprendizagens e de material, contribuindo para a formação dos jogadores. Espera-se que os participantes socializem suas experiências e, a partir dela, reflitam sobre a importância do letramento midiático na formação docente e no uso das mídias numa perspectiva imbricada à mídia educação que possa apontar indicadores de aprendizagem nas diferentes práticas pedagógicas e em cada contexto educacional.

SAIBA MAIS

OFICINA 17: Gamificação Total: Estratégia para engajar os estudantes no processo de Ensino Aprendizagem
MINISTRANTES: Douglas Eduardo de Sousa, Guilherme Bibiana de Brito, Zuleide Conceição Ferreira Pinto     

Dia e horário: 19/07 das 18h30 às 20h30

Esta oficina tem por objetivo replicar a ação, capacitar de forma didática os participantes para adaptarem a proposta à realidade da sua escola, bem como utilizarem a metodologia de gamificação em sala de aula ou nos demais espaços do ambiente escolar.​

SAIBA MAIS

OFICINA 18: Leitura de imagem: vamos ler um pouco mais?
MINISTRANTE: Rafael Correia Lima

Dia e horário: 19/07 das 18h30 às 20h30

A oficina de arte tem por objetivos:​

1) Proporcionar aos profissionais de arte-educação e aos leitores apaixonados pelo universo da arte, condições e melhores caminhos para o ensino e compreensão da imagem.

2) Promover um olhar apurado acerca dos elementos visuais, da intencionalidade e do contexto histórico e sociocultural. Para isso, pretende-se criar roteiros exclusivos aplicados à leitura de obras de arte de diversos contextos e estilos.

CANCELADO

OFICINA 19: Oficina de Dança Corpo e Movimento Dançante
MINISTRANTE: Aline de Almeida Damascena

Dia e horário: 19/07 das 18h30 às 20h30

A proposta da oficina de dança corpo e movimento dançante tratará do desenvolvimento de reflexão do corpo, aprofundando os conhecimentos dos participantes da lei 10.639, pelo relato de experiência desenvolvida desde o ano de 2022 no projeto escolar. O atual desafio é envolver o público de professores e estudantil na luta antirracista, por meio do conhecimento da cultura, saberes e história afro-brasileiras.​

CANCELADO

OFICINA 20: Determinação da Velocidade de um ‘Pulso’ e Tempo de Resposta a um Estímulo
MINISTRANTE: Luciano Luz Angeluci

Dia e horário: 20/07 das 18h30 às 20h30

Este evento possibilita que o aluno se envolva por meio de uma atividade interativa e retire, de suas observações, os conceitos envolvidos no tema e que realize os cálculos e análises necessárias para complementação. Estas ações possibilitam complementar os conceitos teóricos quando da ausência de um laboratório equipado para tal.​

SAIBA MAIS

OFICINA 21: Eletiva Ateliê Criatividade e Fantasia
MINISTRANTES: Cassia Ventura da Silva, Silvia da Silva Costa

Dia e horário: 20/07 das 18h30 às 20h30

O objetivo da oficina é dividir através das boas práticas de ensino atividades realizadas pelos alunos na eletiva “Ateliê Criatividade e fantasia”. Os alunos, nestas atividades, desenvolvem aptidões diversas, como atenção ao detalhe, coordenação, habilidades manuais, senso estético, além de aprender sobre arte, história, materiais e empreendedorismo. Aprendem a trabalhar em equipe e a dar continuidade a projetos, já que o trabalho manual é desenvolvido por diferentes turmas em sinergia. Desenvolvem ainda atributos como capacidade de superação, criatividade, liderança, planejamento, paciência e persistência.​

SAIBA MAIS

OFICINA 22: Oficina de escultura Ubuntu “Eu sou, porque nós somos”: promovendo práticas antirracistas através da arte e buscando trazer representatividade
MINISTRANTES: Nathália Ap. G. da Silva, Cristiane Z. M. Calice, Katia C. M. da Silva, Luciane N. de Lima, Conceição Ap. Rosa

Dia e horário: 20/07 das 18h30 às 20h30

O objetivo da oficina é relatar uma situação de racismo que aconteceu com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, ocorrida justamente pela estrutura racista que permeia as relações na nossa sociedade e como a partir daí a professora passou a desenvolver oficinas com os estudantes, usando a arte como porta de entrada para a conscientização das crianças e o trabalho com temáticas antirracistas.​

Uma oficina para expressar suas emoções, sentimentos, através da arte, das esculturas. Um tempo especial de promoção de práticas antirracistas, de ações sensíveis que oportunizem esse debate tão necessário em nossa sociedade.

SAIBA MAIS

OFICINA 23: Paulo Freire e Augusto Boal: Possibilidades de aplicação dessa maravilhosa junção no contexto escolar
MINISTRANTE: Talita Gonçalves Duarte

Dia e horário: 20/07 das 18h30 às 20h30

O objetivo desta oficina é proporcionar um momento de reflexão sobre o uso dos jogos teatrais de Augusto Boal na prática pedagógica proposta por Paulo Freire, e em sua maneira de repensar de forma crítica a relação entre o opressor e o oprimido, além de trazer aos professores instrumentos para o uso dessas estratégias. Para Paulo Freire, todo professor precisa suscitar em seus alunos a reflexão crítica dos fatos, ação esta que pode ser concretizada pelos alunos através do Teatro do Oprimido.​

SAIBA MAIS

OFICINA 24: Redações do gênero ENEM para o Ensino Médio
MINISTRANTES: Fernando Januário Pimenta

Dia e horário: 20/07 das 18h30 às 20h30

Tendo em vista a necessidade de muitos alunos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio de se sentirem seguros na hora da escrita do texto dissertativo-argumentativo exigido no Exame, propõem-se estratégias para abordar o gênero redação do ENEM em sala de aula, com quaisquer turmas de Ensino Médio. Este trabalho também pode ser conduzido em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, conforme o desenvolvimento das turmas, durante o aprendizado de argumentação.​

SAIBA MAIS

OFICINA 25: Utilizando canções como textos no ensino de Língua Inglesa
MINISTRANTES: Thômas Felipe Rodrigues

Dia e horário: 20/07 das 18h30 às 20h30

Valendo-se dos preceitos da Abordagem Comunicativa para o Ensino de Línguas, este workshop visa oferecer um panorama, a partir da exemplificação, sobre como estruturar aulas consistentes através do uso de canções.

SAIBA MAIS

Oficinas

SESSÕES ORAIS

Sessão oral 1.jpg
Sessão Oral

Sessão Oral 1 - 17/07 das 18h30 às 20h30

1) A utilização da literatura para uma prática antirracista na escola, na valorização da diversidade brasileira e construção de identidades - SAIBA MAIS

2) Bisa Bia, Bisa Bel: o espaço da memória afetiva na formação dos jovens leitores - SAIBA MAIS

3) Formações para profissionais da educação sobre o uso das tecnologias como aliada as práticas pedagógicas - SAIBA MAIS

4) Projeto escolar oficinas/roda de conversa meninas pretas, meninos pretos e cheios de significados na ETEC Uirapuru - SAIBA MAIS

5) Projeto os Dicionários dos Idiomas Português, Inglês e Espanhol nas Mãos de Estudantes do Ensino Fundamental II - SAIBA MAIS

6) Proposta de sequência didática para trabalhar o gênero notícia com alunos do ensino fundamental da rede pública estadual de São Paulo - SAIBA MAIS

Sessão oral 2.jpg

Sessão Oral 2 - 17/07 das 18h30 às 20h30

1) Ensino Técnico com Responsabilidade Socioambiental - SAIBA MAIS

2) O Passarinhar como Metodologia Ativa no Ensino Fundamental I - CANCELADO

3) O uso do aplicativo ‘’Plickers’’ em Avaliações no Ensino de Química - SAIBA MAIS

4) Uma Experiência Humanizada de Coordenação Pedagógica - SAIBA MAIS

5) Projeto: Miss Casa Sustentável - CANCELADO

6) Uma nova perspectiva de aplicação de jogos na Educação de Jovens e Adultos: o processo de Aculturação e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) - SAIBA MAIS

Sessão oral 3.jpg

Sessão Oral 3 - 17/07 das 18h30 às 20h30

1) Buscando caminhos no NEM: por um ensino de história crítico e humanizado - CANCELADO

2) Ciências Humanas e Arte: a Religação dos Saberes na Formação Docente - CANCELADO

3) Ensino da matemática através do uso de metodologias ativas: Metodologia de Resolução de Problemas, Jogos Didáticos e Sala de Aula Invertida - SAIBA MAIS

4) Projeto de Coletivo LGBTQIA+: “Coletivo Heartstopper” - SAIBA MAIS

5) Reality Game: Experiência de Gamificação em uma Instituição Pública de Ensino - SAIBA MAIS

6) Professor, um facilitador da aprendizagem em matemática com pequenos grupos - SAIBA MAIS

Sessão oral 4.jpg

Sessão Oral 4 - 17/07 das 18h30 às 20h30

1) Consciência e Autonomia no Processo de Ensino e Aprendizagem através de Ferramentas Digitais - SAIBA MAIS

2) Projeto de Armadilhas para Insetos - Mosquito da Dengue - CANCELADO

3) Sequência didática “Identidade” - SAIBA MAIS

4) Territórios de experiências: Potencialidades dos espaços da escola para bebês e crianças bem pequenas - SAIBA MAIS

5) UBUNTU: ações cotidianas em prol de uma Educação Infantil que reconheça e valorize a diversidade no contexto do CEI - SAIBA MAIS

6) 20 anos da lei 10.639/03 e ainda falando em implementação: Um relato de vivências a respeito do uso de mini-histórias na formação de professores da educação infantil - CANCELADO

Sessão oral 5.jpg

Sessão Oral 5 - 18/07 das 18h30 às 20h30

1) Colcha de retalhos: entrelaçamento de histórias de vidas - SAIBA MAIS

2) Exposição Entre Dois Mundos: projeto pedagógico afrocentrado desenvolvido para novas perspectivas antirracistas na sala de aula - SAIBA MAIS

3) Enfeites Junino com “ toque de geometria” - SAIBA MAIS

4) Projeto Histórias que Encantam - SAIBA MAIS

5) Residência Artística: Memórias dos saberes na criação em Dança - CANCELADO

6) Práticas Curriculares na EJA como um Exercício de Formação Implicada com a Matemática como um Direito - SAIBA MAIS

7) Grupo Focal como estratégia para conhecer a perspectiva de estudantes sobre a Diversidade Sexual - SAIBA MAIS

Sessão oral 6.jpg

Sessão Oral 6 - 18/07 das 18h30 às 20h30

1) Elementos de Psicologia no Plano de Aula de Filosofia - SAIBA MAIS

2) Ensino da Química com a utilização de recursos lúdicos com alunos do 1º ano do Ensino Médio - SAIBA MAIS

3) Estudo sobre o aprendizado da Lei da Inércia em alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas Paulista - SAIBA MAIS

4) Leia Mulheres Africanas - SAIBA MAIS

5) Torneio Levantamento de Peso - Guindastes Hidráulicos - SAIBA MAIS

6) Mama África e a Dupla Jornada da Mulher: produção de clipe musical na aula de Geografia - SAIBA MAIS

7) Projeto 3V: Vida, Viva, Valores, Transformando o Mundo Através da Sustentabilidade - SAIBA MAIS

Sessão oral 7.jpg

Sessão Oral 7 - 18/07 das 18h30 às 20h30

1) Criação de um coletivo estudantil de estudantes imigrantes – um relato de experiência - SAIBA MAIS

2) Game Comenius Pocket na formação de professores - SAIBA MAIS

3) O projeto étnico racial no lúdico do Cei, uma introdução aos Direitos Humanos com os pequenos - SAIBA MAIS

4) Oficina de Construção de Pau a Pique - SAIBA MAIS

5) Práticas antirracistas na construção da identidade de crianças bem pequenas - SAIBA MAIS

6) Sacundin Sacunden: o samba rock nas aulas de Educação Física da Escola de Aplicação da FEUSP - CANCELADO

Sessão oral 8.jpg

Sessão Oral 8 - 19/07 das 18h30 às 20h30

1) Cultura Corporal: a Capoeira como Prática Pedagógica Decolonizadora para a Ressignificação Curricular do Saber Africano no CEU São Carlos - SAIBA MAIS

2) Ensino de Língua Inglesa e a formação do aluno como cidadão para o mundo - SAIBA MAIS

3) Escrita de Memórias Escolares – uma experiência de afetividade e autoria - SAIBA MAIS

4) Formação leitora na EJA: relato de experiência de leitura literária - CANCELADO

5) Harmonia Rosales nas Aulas de Arte: Relato de Experiência de uma Proposta de Arte/Educação Decolonial no Ensino Fundamental - CANCELADO

6) O saber e o sabor - Leituras - CANCELADO

Sessão oral 9.jpg

Sessão Oral 9 - 19/07 das 18h30 às 20h30

1) O Ensino-Aprendizagem-Avaliação Através da Resolução de Problemas de Geometria Plana com o Olhar das Representações Semióticas - SAIBA MAIS

2) Cinejuventude: Disciplina Eletiva no Ensino Médio - SAIBA MAIS

3) Estudo do Meio como Metodologia de Ensino: a Capela Nossa Senhora dos Aflitos, no bairro da Liberdade - SAIBA MAIS

4) O impacto das conversas numéricas na sala de aula - SAIBA MAIS

5) Exercícios de Etnografia - SAIBA MAIS

6) Reflexões sobre racismo e sexismo com formandos do 3º ano do ensino médio em uma escola pública - SAIBA MAIS

Sessão oral 10.jpg

Sessão Oral 10 - 19/07 das 18h30 às 20h30

1) Aplicação da Lei 11.645/08: Uma educação diversificada para construção de um ensino utilizando saberes de povos originários - SAIBA MAIS

2) Ciência, Arte e Língua Portuguesa: uma uma abordagem dinâmica e interdisciplinar para o combate ao baixo fluxo escolar - SAIBA MAIS

3) Educação ambiental na escola: conscientização ecológica e preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Pirajuçara em Taboão da Serra - CANCELADO

4) Mestre Bimba o Capoeirista e o Minerador nas Aulas de Química: um Diálogo entre Saberes - SAIBA MAIS

5) Modelagem e Impressão de Objetos 3D Aplicada às Práticas de Biológicas - SAIBA MAIS

6) Produção de novas e-mídias por alunos da Educação Básica como forma de divulgar a ciência e a Experimentação científica - SAIBA MAIS

Sessão oral 11.jpg

Sessão Oral 11 - 19/07 das 18h30 às 20h30

1) Avaliação Mediadora no Processo de Ensino-Aprendizagem na Sala de Aula - SAIBA MAIS

2) Construção do socioemocional - CANCELADO

3) Dia D - Recuperação das Aprendizagens - SAIBA MAIS

4) Projeto: Crianças de Todo o Mundo! - CANCELADO

5) Quem canta seus males espanta - SAIBA MAIS

6) Uso de Oferecimento da Palestra “A Importância da Neurociência na Formação de Professores” como Instrumento de Contribuição da Neurociência para as Práticas Pedagógicas - SAIBA MAIS

Sessão oral 12.jpg

Sessão Oral 12 - 20/07 das 18h30 às 20h30

1) A verbo-visualidade e o trabalho de recomposição da aprendizagem - SAIBA MAIS

2) Ensino de futsal e igualdade de gênero - SAIBA MAIS

3) Projeto Verde – Um Passeio pelo Aprendizado - SAIBA MAIS

4) Português Instrumental para Refugiados, Refugiadas e Migrantes: uma Proposta Dialógica e Interativa Online - SAIBA MAIS

5) Projeto Olhar(es): O olho, como meio para falar de Arte e inclusão - SAIBA MAIS

6) “Vai no Bixiga pra ver”: a apropriação do bairro pelos estudantes nas eletivas do Ensino Fundamental I - SAIBA MAIS

Sessão oral 13.jpg

Sessão Oral 13 - 20/07 das 18h30 às 20h30

1) Convite do brincar - SAIBA MAIS

2) Como trabalhar com PcD em aula de Matemática com pouco recurso? - CANCELADO

3) Criançada! Olha esse livro! - SAIBA MAIS

4) Lixo em luxo, será? - CANCELADO

5) Pretos no Topo: Letramento Racial, Afeto e Resistência - SAIBA MAIS

6) Reconhecimento de cloro na água de abastecimento qualitativamente - CANCELADO

SESSÕES DE PÔSTERS

SESSÃO DE PÔSTERS
Sessão de pôster 1.jpg

Sessão de Pôster 1 - 18/07 das 18h30 às 20h30

1) A Matemática na Educação de Jovens e Adultos: Ludicidade, Etnomatemática, Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências - SAIBA MAIS

2) Cultura indígena e ciência - Avaxi Ete'i - Milho verdadeiro - SAIBA MAIS

3) Escola na prática – Dimensão pedagógica – Projeto Wiki – Biomas Brasileiros - CANCELADO

4) O conceito de VELOCIDADE DE ESCAPE como tema gerador em aulas de Física e Astronomia - SAIBA MAIS

5) O Uso do Teatro para Introdução da Astronomia no Ensino Médio - SAIBA MAIS

6) Projeto Clube da Leitura: Leitura como Potencializador de Conhecimento - SAIBA MAIS

7) Projeto Combate ao Tráfico Humano - SAIBA MAIS

8) Química protagonista: o aluno como fonte de informação e conhecimento na sala de aula - SAIBA MAIS

Sessão de pôster 2.jpg

Sessão de Pôster 2 - 20/07 das 18h30 às 20h30

1) A importância das aulas de laboratório: aprenda fazendo! - SAIBA MAIS

2) Alimentação saudável e equilibrada: construção de pirâmides alimentares para grupos com diferentes necessidades nutricionais - SAIBA MAIS

3) Árvore Genealógica - Tree Genealogy - SAIBA MAIS

4) Árvore de Memórias - SAIBA MAIS

5) Lançadores de Projéteis Oblíquo “Kayapó” e “Yawanawa” para Divulgação da MOBOFOG - 2023 - SAIBA MAIS

6) O Uso do Tiktok e Atividades Práticas Corporais no Ensino de Adição e Subtração nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental numa Escola Pública da Bahia-Ba - CANCELADO

7) Pássaros do nosso quintal, do ovo ao voo do Sabiá do Campo - SAIBA MAIS

8) Projeto Dominó Geográfico - SAIBA MAIS

9) Volunteer Work – We can make a difference (Trabalho Voluntário – Nós podemos fazer a diferença) - CANCELADO

bottom of page