top of page

VI SEMINÁRIO DE PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA

Compartilhando saberes

O Seminário de Professores da Escola Pública tem como objetivo compartilhar boas experiências de sala de aula nas várias áreas do conhecimento.

De acordo com o momento atual, o Seminário retorna aos quatros dias de atividades concomitante com 23º Encontro USP-Escola e ocorrerá de forma presencial das 18h30 às 20h30 na FFLCH (após os cursos do Encontro).

Datas importantes do evento

Inscrição de trabalhos (relatos de experiência, palestras ou oficinas) - ENCERRADA

Resultado da avaliação dos trabalhos - ENCAMINHADO

Prazo de envio de correção dos trabalhos - até 10 de junho

Resultado final e início da divulgação das atividades - até 14 de junho

Inscrição de participantes sem trabalho - 16 de junho a 13 de julho

Realização do evento - 17 a 20 de julho das 18h30 às 20h30

INSCRIÇÃO E PROGRAMAÇÃO - clique aqui

Comissão Científica do VI SEPEP

Cibele Sidney

Danilo Prado Ramos

Heder

Marcio Ferreira Pimentel

Mioko Sato Monma

Nilton José Jardim

Sandra Paula da Silva

Thômas Felipe Rodrigues

Vera Bohomoletz Henriques

Wilson Roberto Barbosa de Ara[ujo

Antonio Carlos Duarte Camacho                               

Kátia Regina Varela Roa                                            

Luciane Hiromi Akahoshi 

Comissão Organizadora do VI SEPEP 

Antonio Carlos Duarte Camacho                               

Kátia Regina Varela Roa                                            

Luciane Hiromi Akahoshi                                          

Contato Comissão Organizadora - enviar e-mail para sepep.apep@gmail.com

SOBRE O EVENTO

Os Encontros USP-Escola iniciados em janeiro de 2011 (provenientes do encontro IFUSP-Escola) sempre se destacaram por promover atividades que visassem que os participantes pudessem compartilhar métodos, novas práticas de ensino, trocas de experiências e construção de novos conhecimentos.

Esta característica dos encontros foi um dos motivos para o rápido crescimento do número de inscritos a cada edição, bem como a ampliação da participação de outras unidades da USP, incorporando novas áreas específicas do currículo, assim como áreas e atividades inter e multidisciplinares. Também ocorreu a diversificação nos tipos de atividades oferecidas pela programação geral, palestras com especialistas renomados sobre temas de interesse geral e diretamente relacionado ao trabalho docente no Ensino Básico quanto à educação e à cidadania. Este mesmo espírito de formação mais geral e transdisciplinar levaram à organização de oficinas curtas e atividades culturais com debate para aproveitar o horário após o término do curso em cada dia de encontro.

Essas oficinas e atividades culturais passaram a preencher o horário entre 17h e 20h, inclusive por causa da dificuldade em sair do campus da USP e transitar pela cidade neste horário de pico no trânsito. Elas não eram atividades consideradas  obrigatórias para a certificação do Encontro, mesmo assim vinham sendo muito valorizadas pelos participantes. Com isso nasce o SEPEP, evento idealizado para ocupar esse horário após os Encontros USP-Escola dos meses de julho, mas principalmente para ocupar um espaço pouco explorado pelos professores da rede básica de ensino, um lugar para expor suas atividades realizadas em sala de aula que pudessem ser compartilhadas com outros professores por meio de relatos de experiência, oficinas, projetos de pesquisa etc.

Atualmente, este evento passou por algumas reformulações e agora pretendemos que ele seja um evento com características próprias não mais vinculadas ao Encontro USP-Escola. Assim, desde 2020 estamos buscando criar atividades específicas para o evento e com maior compartilhamento de atividades entre professores da educação básica.

bottom of page