VII SEPEP
VII Seminário de Professores da Escola Pública
Compartilhando Saberes
13 e 20 de julho de 2024
Programação Geral
Versão para impressão da programação completa. - clique aqui
Versão para impressão das sessões orais e de painel - clique aqui
RESUMO DAS OFICINAS
OFICINA 1
“Utilização prática de objetos de aprendizagem fundamentados na Realidade Aumentada (RA) no ensino de ciências (EC)”
Prislaine Pupolin Magalhães; Pedro Kenzo Muramatsu
Atualmente Realidade Aumentada é considerada como tendo potencial para aplicações pedagógicas, desde que as atividades sejam centradas no aluno (LIMA et al., 2017). Os alunos por sua vez se interessam e utilizam esses recursos basicamente para jogos, e podemos neste contexto, encontrar uma interface, conseguindo atingir níveis desejados de motivação, o que aumentará o aprendizado. De maneira geral, os professores têm receio de utilizar ferramentas tecnológicas por não saberem conduzir na prática atividades, e quais estratégias de ensino-aprendizagem podem ser adotadas. Além disso sabemos da dificuldade dos alunos e professores ao acesso as atividades experimentais em ciências, por diversos motivos que não é o foco desta oficina. Irei compartilhar minhas experiências do uso tecnologia RA no EC, e utilizando um smartfone produziremos conteúdos na forma de fotos e vídeos, utilizando essa tecnologia de forma gratuita. Neste contexto, essa oficina mostrará exemplos de como professores e estudantes poderão desenvolver e apropriar-se do uso da tecnologia RA, através de experiências e aplicações compartilhando em aplicativos abertos para uso por qualquer interessado.
Participantes: a definir.
OFICINA 2
“Cor e ciência no ensino de arte”
Carita Pelição; Dóris Kohatsu
Explicação sobre as cores primárias e secundárias, experimentando-as através de lápis de cor.
Construção de espectroscópio para a decomposição da luz branca e confecção do Disco de Newton.
Cromatografia (papel para filtro de café e canetinha) e observação das cores.
Estudar sobre o círculo cromático. Significado das cores.
Como elaborar uma análise e interpretação sobre as cores dos personagens do filme “Divertida Mente” baseado no significado das cores.
Participantes: máximo 30
OFICINA 3
“Minicurso um estudo sobre as distâncias, os tamanhos e as órbitas dos planetas de nosso sistema solar”
Alessandra Marques Ferreira dos Santos; Fernanda Angelon Sotto de Moraes; Maria Candida Varone de Morais Capecchi; Maria Inês Ribas Rodrigues
O início da atividade se dará com uma breve explanação do que é o Sistema Solar, composto pelo Sol e oito planetas, bem como suas órbitas elípticas. Será proposta uma atividade na qual o grupo terá que realizar a representação dos tamanhos dos corpos celestes em escala, que será brevemente abordada. Serão utilizadas tabelas com medidas do diâmetro do Sol e dos planetas, de forma que será possível que cada grupo possa escolher uma escala conveniente. Os professores das diferentes áreas serão auxiliados na realização dos cálculos.
Ao concluir esta etapa, a proposta é moldar os planetas, com massa de modelar ou biscuit e com o auxílio de jornal, de modo a tornar mais concreta a percepção dos tamanhos relativos entre estes corpos. Além disso, será necessário localizá-los em relação ao Sol, para tanto algumas questões serão levantadas aos grupos.
Além disso, uma outra atividade proposta é a construção das órbitas elípticas dos planetas. Inicialmente, explorar o conceito e os elementos fundamentais de uma elipse e as concepções prévias dos participantes quanto ao formato real das órbitas dos planetas e quais as consequências. Então, a partir dos valores das excentricidades das órbitas dos planetas, algumas delas serão construídas. Para realizar esta etapa será necessário: placa de EVA, percevejos (tachinhas) e folha quadriculada.
Por fim, uma discussão poderá ocorrer com o intuito de refletir sobre o tamanho dos corpos celestes pertencentes ao Sistema Solar, suas distâncias relativas e os exageros das excentricidades das órbitas elípticas que ocorrem nas representações existentes nos livros didáticos.
Participantes: a definir.
OFICINA 4
“Orientação Profissional na escola”
Omar Calazans Nogueira Pereira; Maria da Conceição Uvaldo; Guilherme Fonçatti
A oficina constará da vivência de atividades desenvolvidas para o grupo participante e da apresentação de outras já realizadas em escolas pela equipe responsável pela oficina, finalizando pelo desenvolvimento de um projeto próprio do participante levando em conta a disciplina lecionada, a série e características dos alunos e da escola. Espera-se desta forma ampliar o repertório dos participantes e dar bases e referências teóricas para uma prática refletida.
Participantes: máximo 20
OFICINA 5
“Estruturando os Grêmios Estudantis na Rede Estadual – SP”
Jonas Beltrão de Oliveira (PCNP)
Compartilhamento das experiências exitosas junto aos Grêmios Estudantis das 71 unidades escolares sob a jurisdição da Diretoria de Ensino de Limeira; O movimento de reestruturação dos Grêmios Estudantis: Espaço e estrutura material de funcionamento, Registros (atas, relatórios, ofícios, contabilidade, portfólios, etc), atualização dos Estatutos, da composição da Diretoria e das estruturas de poder dos colegiados; Formação teórico-prática das equipes gremistas e dos adultos que os acompanham (Vice-Diretores, Professores Mediadores e Professores Tutores); Embasamento legal da ação dos Grêmios; Planejamento estratégico das ações gremistas; Enfoque nos princípios e premissas do protagonismo juvenil, cidadania, democracia participativa, ética e defesa de direitos.
Participantes: a definir